Festa da Advocacia

diretoria

A Oitava subseção da OAB de São Gonçalo, realizou no dia 04 de abril a solenidade de posse da diretoria e conselho para o triênio 2019/2021 no Ares em São Gonçalo. O evento reuniu centenas de Advogados da cidade e contou ainda com diversas autoridades do judiciário com a presença de juízes e desembargadores; do legislativo com a presença dos vereadores da cidade de São Gonçalo José Carlos Vicente e Natan e ainda o chefe do poder executivo o prefeito da cidade de São Gonçalo o Dr. José Luiz Nanci.

A solenidade contou ainda com as presenças de vários presidentes de Subseções do Estado, diretores e secretários da Seccional da OAB do Rio de Janeiro e do seu presidente o Dr. Luciano Bandeira.

O evento foi apresentado pela Dra. Elenice Batista, presidente da comissão de enfrentamento a violência contra mulher e por Júlio Batista que convidou o Dr. Edson Oliveira dos Santos, membro honorário vitalício do conselho da oitava subseção e presidente por quatro mandatos, para o discurso de saudação.

edson

O Dr. Edson enfatizou em seu discurso a luta que os advogados enfrentam no dia a dia chegando ao ponto de se desdobrar nas suas mais diversas tarefas. Segundo o Dr. Edson o sucesso da subseção dependerá de um trabalho árduo e contínuo superando em muitas vezes o cansaço.

No encerramento de seu discurso, se dirigiu ao presidente da Seccional, o Dr. Luciano Bandeira, desejando êxito em seu programa de governo tendo como destinatário os advogados e advogadas do Rio de Janeiro.

Na sequência, o presidente Luciano Bandeira fez a entrega ao presidente da Oitava Subseção da OAB de São Gonçalo, Dr. Eliano Enzo, o diploma de posse e a credencial de presidente da subseção.

coral

Após a execução do Hino Nacional e do Hino da Cidade de São Gonçalo entoado pelo Coral da Oitava Subseção regido pelo maestro Josias Freitas, foi feito o juramento dos conselheiros e diretores da Oitava Subseção com a leitura feita pela Dra. Adrea Melo e solenemente a posse feita pelo Dr. Eliano Enzo que fez ainda a entrega da carteira de advogado aos membros eleitos da diretoria executiva: Dra. Andreia Pereira (vice presidente), Dra. Gloria Lessa  (secretária geral), Dr. Jair Lessa (tesoureiro) e Dra. Alessandra Barroso (secretária geral adjunta).

juramento

Em seu discurso, o Dr. Luciano Bandeira fez questão de exaltar a união da advocacia de São Gonçalo e que a recondução do Dr. Eliano Enzo a presidência da Oitava Subseção se deve pelo reconhecimento do trabalho de luta e valorização da advocacia. Acrescentou ainda que o advogado é o “garantista” para que a lei seja cumprida através do processo legal. O presidente da Seccional fez questão de enfatizar a união da advocacia como fundamental para a sua valorização. E encerrou a  sua fala dizendo que os advogados e advogadas tem um compromisso com a sociedade.

luciano bandeira

A vice-presidente Dra. Andreia Pereira, reiterou que a gestão continuará a sua luta em São Gonçalo pela valorização da advocacia. Ressaltou a importância da mulher advogada que mesmo enfrentando uma rotina diária, está unida por uma advocacia com todas as prerrogativas respeitadas. Encerrou o seu discurso fazendo uma homenagem a Dra. Virginia representando todas as advogadas da Subseção e a vice-presidente da Seccional, a Dra.  Ana representando cada advogada do Estado do Rio de Janeiro.

dra andreia

O Dr. Eliano Enzo fez seu discurso de posse lembrando da votação que teve como a certeza de que seu mandato é unicamente de serviço pela advocacia gonçalense. Agradeceu a sua família e ao grupo Colmeia na pessoa do Dr. Edson Oliveira e postumamente a Wagner Salgado seu eterno companheiro de luta, pelo apoio recebido. Fez questão de citar os funcionários com gratidão pelo empenho e trabalho. O presidente da Subseção reforçou o discurso do Dr. Luciano Bandeira com a frase de que a advocacia não é profissão de covardes e que quando se rasga a constituição, é necessário coragem para não desistir.

Em tempos em que a intolerância vem regendo as relações interpessoais, a advocacia é fundamental para garantir o respeito aos valores individuais do ser humano. Pediu dedicação e amor a advocacia com ética e profissionalismo e que não há no mercado espaço para amadores. É necessário se criar uma advocacia com base na coragem conclamando a classe a defender a Ordem dos Advogados do Brasil que vem sendo atacadas de todas as formas citando a determinação de fiscalização do TCU lembrando que a OAB não dispõe de recursos públicos e sim dos recursos dos advogados. Fez um alerta para o fim do exame da ordem, pois sem essa prova, a tendência e de enfraquecimento da advocacia.

O presidente encerrou o seu discurso afirmando para todos os advogados que além de estar preparados será necessária muita coragem para exercer a sua profissão.

eliano

Assista os demais discursos em nosso canal no Youtube (clicando aqui)

Veja as fotos da solenidade de posse (clicando aqui)